Bem vindo ao Blog da Tintos Ibéricos.
Neste post, queremos compartilhar nossa reflexão sobre as experiências únicas e pessoais que surgem ao experimentar um bom vinho.
Afinal, experiências são únicas e pessoais, mas é a partir do que ouvimos e vemos que despertamos a curiosidade de nos aprofundar em algo.
“Para apreciar um bom vinho, são necessários o sentido do olfato, o sentido do paladar e um bom olho para revelar suas cores. Todo o resto é uma questão de experiência e preferências pessoais.”
“Um bom vinho é aquele que melhora a cada gole, revelando novos segredos e despertando novas sensações a cada momento.”
Essas frases refletem a maioria das opiniões dos enólogos, mas vamos um pouco além!
Por exemplo, a especialidade da Tintos Ibéricos são os vinhos espanhóis. A apreciação começa com a valorização da ampla gama de estilos e terroirs que as diversas regiões vinícolas da Espanha oferecem, desde os tintos robustos de Ribera del Duero até os elegantes Albariños da Galícia.
Alguns dos pontos que nós reconhecemos em bons enólogos são:
- Conhecimento de suas origens: Saber a região onde foi produzido e a safra diz muito sobre o vinho. Mesmo antes da degustação, você já pode criar expectativas.
- Tempo e contato: É uma questão de tempo e contato que vão abrindo as portas do conhecimento, levando a entender a história e as tradições que resultam no vinho final.
- Contato com a cultura: Conhecer as tradições e a história coloca você em contato com a cultura, permitindo entender os cuidados necessários para elaborar vinhos que expressam o terroir e a autenticidade local.
- Culinária como acompanhante: Saber como um vinho é servido junto com alimentos faz com que você remonte a história e inove, respeitando as tradições.
- Capacidade de discernimento e apreciação sensorial: Esse é um processo a se desenvolver, permitindo identificar as diferenças de sabores, aromas e a estrutura do vinho.
Ao saber apreciar um vinho e compreender que o paladar, o olfato e a observação apurados fazem da experiência um momento marcante, você também percebe que esses momentos ficam ainda melhores quando compartilhados.
Apreciar um vinho em sua essência é uma arte e não uma trivialidade; requer prática e paixão!
Convidamos você para apreciar nossos rótulos que passaram por todos esses pontos antes de chegarem até a loja Tintos Ibéricos.
Também queremos saber das suas experiências nos comentários!
Até a próxima.