Bem vindo ao Tintos Ibéricos!
Você sabia que tem estudos que afirmam uma maior sensação de felicidade entre as pessoas que consomem vinhos?
Obviamente o estudo relaciona quantidade ideal, qualidade de vida e as questões sociais em si, mas o importante mesmo é que apreciar um bom vinho tende sempre a ser um evento social (mesmo não sendo uma regra). Saber como servir um bom vinho aumenta ainda mais a satisfação.
Se você está sempre procurando melhorar a experiência, tente aplicar as dicas a seguir e depois é só observar a expressão das pessoas ao redor para ter a certeza de ter acertado em cheio.
Primeiro aos olhos
Quando o assunto é despertar desejo, o olhos são os primeiros que precisam ser agradados.
Da apresentação de uma bela garrafa, ao ato de abrir e servir já é uma atração, um ato quase que coreografado.
Mas quando for servir, prefira as taças de cristal!
As taças de cristal são mais finas, translúcidas e brilhantes. Ao olhos, a cor do vinho se ressalta, melhorando a avaliação do aspecto visual e permitindo ver as “lágrimas do vinho”.
Tinto à mesa combina com:
Uma boa dica é ter a referência de que, para qualquer prato com sabor intenso, busque um vinho intenso e o contrário também é válido, buscando equilibrar o tipo do prato com o tipo do vinho sempre.
Um bom vinho tinto harmoniza com pratos salgados na maioria das vezes, pois o sal ajuda a destacar o sabor e suaviza a acidez, diminuindo o amargor do vinho.
Também é uma boa pedida servir um bom vinho tinto com pratos mais gordurosos, já que esse tipo de comida suaviza os taninos do vinho tinto seco.
Ao apreciar vinho tinto, é bom evitar:
Alimentos muito picantes: Eles podem sobrecarregar o paladar e mascarar os sabores sutis do vinho.
Peixes e frutos do mar: A combinação pode criar um gosto metálico desagradável.
Sobremesas muito doces: Elas podem fazer o vinho tinto parecer amargo.
Temperaturas extremas: Servir o vinho tinto muito quente ou muito frio pode comprometer sua complexidade e sabor.
Copos inapropriados: Usar copos pequenos ou inadequados não permite que o vinho “respire” e desenvolva plenamente seus aromas.
Conclusão
Servir e harmonizar vinho com pratos requer um toque de sofisticação, tanto para poder apreciar com os olhos quanto com o paladar. Então a melhor dica é simplesmente: “experimentar vários vinhos e várias combinações” .
Lembre-se que apreciar um vinho em companhia é ótimo, mas fazê-lo sozinho também é um despertar para a experiência de saber o que funciona e o que não funciona!
Conte-nos as suas experiências nos comentários.
Até a próxima.